Lançamento do Macro Tracker
E uma reflexão sobre a rotina que criei para mim
Prezado(a) Leitor(a),
Os últimos meses têm sido turbulentos por aqui, o que me levou a uma pausa na escrita. Isso se deve a dois fatos: o primeiro, abrir uma gestora de recursos demanda tempo e trabalho intenso. Além da rotina da gestão de ativos, ainda há o gerenciamento de time e a estruturação de todos os aspectos iniciais como processos, distribuição, regulatório e a revisão de métodos que não performaram bem. A segunda razão foi a perceptível lentidão e falta de direção clara nos mercados por algum tempo.
Juntando ambas questões, acabei por focar em relatórios internos e nas lives exclusivas para meus grupos de alunos. O aprendizado foi imenso, mas sinto falta de escrever por aqui. Escrever para vocês organiza meu pensamento, me permite um contato mais focado com cada assinante do que na entropia do X e me ajuda a guiar temas principais de forma mais tácita, mesmo contando atualmente com um time robusto para tal.
Passei o último mês pensando em uma formatação mínima de acompanhamento do Dunderdog, de forma a manter a consistência de material e adicionar valor frontalmente ao leitor. Há pouco tempo, criei um relatório para mim mesmo com um guia para a semana e o mês seguintes, mapeando mais facetas do que as tradicionais, dado que não recebo nenhum amterial desse tipo dos agentes de sell side (e olha que recebo loooote de relatórios). Isso, muitas vezes, me ajudou a traçar cenários interessantes.
Por exemplo, a alta de junho no ETF ITA (iShares U.S. Aerospace & Defense ETF, BDR BAER39 aqui no Brasil), de 14,8% ante uma alta de 4,4% no S&P, que antecedeu o crudescimento das tensões no Oriente Médio, gerou uma desconfiança que me levou a montar posições de hedge, as quais cumpriram muitíssimo bem seu papel.
Foi por este e por outros episódios, tanto em mercado quanto em conversas com colegas, que decidi que seria muito interessante trazer essa visão para um produto de newsletter por assinatura, obviamente junto com racionais e desdobramentos específicos.
A estrutura do Tracker semanal será a seguinte:
Resumão Semanal: O que fez e/ou não fez preço nos mercados.
Cotações e Setores: Principais índices e setores (Brasil e Global), utilizando ETFs para análise e rastreamento, por diversas vezes, dado que são operáveis.
Macro Drivers: Principais commodities, moedas e a curva de rates (juros futuros).
Posicionamento Sistemático: Apontamento dos modelos base que utilizo, trazendo os nets de exposição sistemática.
Idéias Principais e Conclusões: Análise final sobre as movimentações e eventos.
Vou iniciar da forma que tenho feito o relatório para meu uso, e neste momento, peço encarecidamente aos assinantes que me alimentem com novas ideias de acompanhamento e feedback sobre o que está sendo publicado.
Vamos para cima!
CSL
